SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Reflexões sobre conjugabilidade e parentalidade: Um caleidoscópio de constituições familiaresAtos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott: uma análise de caso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

QUEIROGA, Cíntia Silva; BARONE, Leda Maria Codeço  e  COSTA, Beethoven Hortencio Rodrigues da. Uma breve reflexão sobre a formação das massas nas redes sociais e a busca por um novo ideal do eu. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 111-126. ISSN 0103-5835.

O seguinte artigo tem como objetivo realizar uma breve reflexão sobre os grupos formados nas redes sociais, em especial, no Facebook, tomando como base a estrutura das postagens dos sujeitos que manifestam características similares às que Freud descreveu em "Psicologia das massas e análise do eu", realizando uma releitura de seu texto e complementando com obras de outros autores. Freud expõe a formação das massas como uma válvula de escape para o sujeito vivenciar seus desejos, substituindo seu ideal de eu pelo objeto escolhido, manifestando hostilidade para aqueles que não estão inseridos na massa. Investigando aspectos da horda primeva, em que o pai representava a força repressora que possibilitou a criação da civilização, foi possível notar uma relação com os grupos criados nas redes sociais, que expõem um enfraquecimento da imagem do pai da horda na atualidade e a busca por um novo ideal do eu.

Palavras-chave : redes sociais; ego ideal; grupo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License