SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue91A brief thought on the formation of masses on social networking websites and the search for a new ego-idealDeveloping a psychoanalytic listening author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

NAFFAH NETO, Alfredo  and  INADA, Jaqueline Feltrin. Atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott: uma análise de caso. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 127-141. ISSN 0103-5835.

Este artigo discute a relação entre atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott, mediante o estudo de um caso clínico em que a problemática foi levantada. A sintomatologia dessa estrutura clínica é formada como um recurso que permite ao Eu lidar com uma situação que evoca perigo. Para Freud, essa situação de perigo está sempre ligada ao desejo sexual infantil, proibido e reprimido, gerador de angústia e de sintomas obsessivos, com a finalidade de anular a situação traumática geradora dos sintomas. Para Winnicott, embora o conflito edipiano ocupe o lugar central, a ênfase do perigo é deslocada para os impulsos agressivos-destrutivos, que são disfarçados pela produção de uma confusão, inconscientemente mantida, no mundo interno e de uma dissociação da esfera mental do sujeito, que, compulsivamente, procura reorganizar fora o que permanece (e tem de permanecer) confuso dentro.

Keywords : atos obsessivos; experiência traumática; caso clínico; Freud; Winnicott.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License