SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Una breve reflexión sobre la formación de las masas en las redes sociales y la búsqueda de un nuevo ideal de yoEl desarrollo de la escucha analítica índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

NAFFAH NETO, Alfredo  y  INADA, Jaqueline Feltrin. Atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott: uma análise de caso. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 127-141. ISSN 0103-5835.

Este artigo discute a relação entre atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott, mediante o estudo de um caso clínico em que a problemática foi levantada. A sintomatologia dessa estrutura clínica é formada como um recurso que permite ao Eu lidar com uma situação que evoca perigo. Para Freud, essa situação de perigo está sempre ligada ao desejo sexual infantil, proibido e reprimido, gerador de angústia e de sintomas obsessivos, com a finalidade de anular a situação traumática geradora dos sintomas. Para Winnicott, embora o conflito edipiano ocupe o lugar central, a ênfase do perigo é deslocada para os impulsos agressivos-destrutivos, que são disfarçados pela produção de uma confusão, inconscientemente mantida, no mundo interno e de uma dissociação da esfera mental do sujeito, que, compulsivamente, procura reorganizar fora o que permanece (e tem de permanecer) confuso dentro.

Palabras clave : atos obsessivos; experiência traumática; caso clínico; Freud; Winnicott.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License