SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Uma breve reflexão sobre a formação das massas nas redes sociais e a busca por um novo ideal do euFormando uma escuta analítica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

NAFFAH NETO, Alfredo  e  INADA, Jaqueline Feltrin. Atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott: uma análise de caso. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 127-141. ISSN 0103-5835.

Este artigo discute a relação entre atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott, mediante o estudo de um caso clínico em que a problemática foi levantada. A sintomatologia dessa estrutura clínica é formada como um recurso que permite ao Eu lidar com uma situação que evoca perigo. Para Freud, essa situação de perigo está sempre ligada ao desejo sexual infantil, proibido e reprimido, gerador de angústia e de sintomas obsessivos, com a finalidade de anular a situação traumática geradora dos sintomas. Para Winnicott, embora o conflito edipiano ocupe o lugar central, a ênfase do perigo é deslocada para os impulsos agressivos-destrutivos, que são disfarçados pela produção de uma confusão, inconscientemente mantida, no mundo interno e de uma dissociação da esfera mental do sujeito, que, compulsivamente, procura reorganizar fora o que permanece (e tem de permanecer) confuso dentro.

Palavras-chave : atos obsessivos; experiência traumática; caso clínico; Freud; Winnicott.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License