SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número91Atos obsessivos e experiências traumáticas em Freud e Winnicott: uma análise de casoHá uma relação entre filosofia e psicanálise? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SILVA, Mariangela Carvalho Canellas. Formando uma escuta analítica. J. psicanal. [online]. 2016, vol.49, n.91, pp. 145-155. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho tem por objetivo demonstrar, por meio de uma ilustração clínica, a importância do desenvolvimento da escuta analítica, parte mais importante na formação de um analista, que possibilita a construção do pensamento clínico. É a ausência de escuta afinada que impede o ouvir receptivo do inconsciente. Por vezes, quando essa escuta encontra-se suspensa, pode levar a rupturas do processo de análise. Não basta ao analista ser continente sem discernir o que o paciente lhe informa, do que ele é refém, o que está sendo transferido e posto em movimento na cena analítica. Ou seja, na complexidade desse caminho, é fundamental a sensibilidade de reconhecer os lugares que lhe são investidos pelo paciente para que a transferência possa ser trabalhada. Ainda assim, o funcionamento da análise também vai depender dos recursos de que o analisando dispõe diante das interpretações do analista. A formação em psicanálise é a formação de uma escuta que se realiza por meio da propagação da teoria no curso da análise pessoal do analista, seu trabalho de analisar e no auxílio supervisivo.

Palavras-chave : escuta analítica; transferência; atuação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License