SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue92Narcissus under the inkThree aspects of psychoanalytic writing: roots in Freud's thinking, restoring the possibility of dream, and the psychoanalytic training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

FONTES, Maria Helena de Souza. A dimensão narrativa na análise de adolescentes: O apanhador no campo de centeio. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 99-110. ISSN 0103-5835.

A autora aborda a conexão entre o romance O apanhador no campo de centeio (Salinger, 1951) e o trabalho clínico com analisandos adolescentes, destacando a importância da dimensão narrativa, tanto no material clínico de um adolescente analisado pela autora quanto no romance narrado em primeira pessoa pelo personagem Holden Caufield, um adolescente de 16 anos. A narrativa é vista pela autora como um elemento organizador das experiências emocionais complexas e turbulentas, vividas na adolescência. Tais experiências nessa etapa do desenvolvimento emocional costumam expressar-se predominantemente por atuações, acting-outs e ausência da palavra. A autora alerta os analistas de adolescentes a diferenciarem acting-outs de ações comunicativas (Barugel e Mantykow de Sola, 1993). Essas autoras consideram as atuações dos adolescentes uma comunicação privilegiada do seu mundo interno, ou seja, a expressão de suas pulsões, anseios, conflitos e sofrimento mental, atribuindo-lhes o mesmo valor do brincar na análise de crianças pequenas. A autora propõe que experiência analítica bem-sucedida substitui a atuação como forma de comunicação pela narração instaurando o nascimento do sujeito histórico.

Keywords : adolescência; acting-out; ação comunicativa; narração; desenvolvimento emocional; subjetividade.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License