SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92Narciso sob a tintaTrês aspectos da escrita psicanalítica: raízes em Freud, restauração da possibilidade do sonhar, processo de formação do analista índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FONTES, Maria Helena de Souza. A dimensão narrativa na análise de adolescentes: O apanhador no campo de centeio. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 99-110. ISSN 0103-5835.

A autora aborda a conexão entre o romance O apanhador no campo de centeio (Salinger, 1951) e o trabalho clínico com analisandos adolescentes, destacando a importância da dimensão narrativa, tanto no material clínico de um adolescente analisado pela autora quanto no romance narrado em primeira pessoa pelo personagem Holden Caufield, um adolescente de 16 anos. A narrativa é vista pela autora como um elemento organizador das experiências emocionais complexas e turbulentas, vividas na adolescência. Tais experiências nessa etapa do desenvolvimento emocional costumam expressar-se predominantemente por atuações, acting-outs e ausência da palavra. A autora alerta os analistas de adolescentes a diferenciarem acting-outs de ações comunicativas (Barugel e Mantykow de Sola, 1993). Essas autoras consideram as atuações dos adolescentes uma comunicação privilegiada do seu mundo interno, ou seja, a expressão de suas pulsões, anseios, conflitos e sofrimento mental, atribuindo-lhes o mesmo valor do brincar na análise de crianças pequenas. A autora propõe que experiência analítica bem-sucedida substitui a atuação como forma de comunicação pela narração instaurando o nascimento do sujeito histórico.

Palavras-chave : adolescência; acting-out; ação comunicativa; narração; desenvolvimento emocional; subjetividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License