SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92A dimensão narrativa na análise de adolescentes: O apanhador no campo de centeioLetra e escrita na obra de Jacques Lacan índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

DALO, Luís Henrique de Oliveira  e  LOFFREDO, Ana Maria. Três aspectos da escrita psicanalítica: raízes em Freud, restauração da possibilidade do sonhar, processo de formação do analista. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 111-128. ISSN 0103-5835.

O presente artigo se divide em três partes. A primeira delas toma como ponto de partida a escrita freudiana para investigar a escrita psicanalítica enraizada nos processos psíquicos inconscientes, análoga à formação do sonho e à sua interpretação. Tratamos, então, de pensar como essa raiz propicia "vida" aos textos, que permanecem abertos a novas leituras e interpretações. Na segunda parte, a escrita psicanalítica é repensada com base na experiência clínica dos estados-limite, como um recurso de restauração da escuta-sonho do psicanalista. A terceira parte articula o trabalho de escrita do analista à sua formação, considerando haver presente, em ambos, um movimento dialético de identificação e diferenciação em relação ao campo psicanalítico.

Palavras-chave : método psicanalítico; psicanálise; Freud 1856-1939; estados-limite; escrita psicanalítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License