SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92Tricotilomanía en el análisis de un niña índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

BATISTELLI, Fátima Maria Vieira  y  SILVA, Maria Cecília Pereira da. Aurora e o processo de parentalização. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 209-224. ISSN 0103-5835.

Neste artigo, apresentamos um trabalho de intervenção nas relações iniciais com uma bebê de 9 meses, recém-adotada, e seus pais, atendidos na Clínica 0 a 3 do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. A partir de vinhetas clínicas de seis consultas terapêuticas, pode-se acompanhar o desenvolvimento do processo de parentalidade e o vínculo que foi se construindo entre os pais e sua bebê. O acolhimento das angústias inter e transgeracionais e das fantasias em relação ao bebê fantasmático, imaginário, real e cultural, bem como o espaço criado para o pensar permitiram aos pais poderem se perceber como capazes de gerar, sustentar e propiciar o nascimento psicológico, físico e emocional de sua filhinha. No final, podemos observar o fortalecimento da função parental e a constituição de um tecido familiar.

Palabras clave : intervenção nas relações iniciais pais-bebê; consultas terapêuticas; parentalidade; adoção; inter e transgeracionalidade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License