SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92Tricotilomania na análise de uma criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

artigo

Indicadores

Compartilhar


Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BATISTELLI, Fátima Maria Vieira  e  SILVA, Maria Cecília Pereira da. Aurora e o processo de parentalização. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp.209-224. ISSN 0103-5835.

Neste artigo, apresentamos um trabalho de intervenção nas relações iniciais com uma bebê de 9 meses, recém-adotada, e seus pais, atendidos na Clínica 0 a 3 do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. A partir de vinhetas clínicas de seis consultas terapêuticas, pode-se acompanhar o desenvolvimento do processo de parentalidade e o vínculo que foi se construindo entre os pais e sua bebê. O acolhimento das angústias inter e transgeracionais e das fantasias em relação ao bebê fantasmático, imaginário, real e cultural, bem como o espaço criado para o pensar permitiram aos pais poderem se perceber como capazes de gerar, sustentar e propiciar o nascimento psicológico, físico e emocional de sua filhinha. No final, podemos observar o fortalecimento da função parental e a constituição de um tecido familiar.

Palavras-chave : intervenção nas relações iniciais pais-bebê; consultas terapêuticas; parentalidade; adoção; inter e transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons