SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92Tricotilomania na análise de uma criança índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BATISTELLI, Fátima Maria Vieira  e  SILVA, Maria Cecília Pereira da. Aurora e o processo de parentalização. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 209-224. ISSN 0103-5835.

Neste artigo, apresentamos um trabalho de intervenção nas relações iniciais com uma bebê de 9 meses, recém-adotada, e seus pais, atendidos na Clínica 0 a 3 do Centro de Atendimento Psicanalítico da SBPSP. A partir de vinhetas clínicas de seis consultas terapêuticas, pode-se acompanhar o desenvolvimento do processo de parentalidade e o vínculo que foi se construindo entre os pais e sua bebê. O acolhimento das angústias inter e transgeracionais e das fantasias em relação ao bebê fantasmático, imaginário, real e cultural, bem como o espaço criado para o pensar permitiram aos pais poderem se perceber como capazes de gerar, sustentar e propiciar o nascimento psicológico, físico e emocional de sua filhinha. No final, podemos observar o fortalecimento da função parental e a constituição de um tecido familiar.

Palavras-chave : intervenção nas relações iniciais pais-bebê; consultas terapêuticas; parentalidade; adoção; inter e transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License