SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue92Joan Riviere author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

GUIMARAES FILHO, Paulo Duarte. A atitude psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 241-247. ISSN 0103-5835.

Na aula são realçadas as relações entre dinâmicas grupais presentes nos meios psicanalíticos e a atitude psicanalítica, sendo usado o modelo da psicanálise como território descoberto por Freud e explorado pelos psicanalistas. Num momento houve a exploração de diferentes dimensões do território psicanalítico, numa situação que chegou a ser chamada de "Babel psicanalítica". Noutro ocorreram concordâncias teórico-clínicas significativas entre os diferentes grupos. O valor desse processo para a psicanálise como conhecimento é destacado e também como isto não tem sido devidamente explorado. Estes dados são correlacionados com sugestões de Widlöcher sobre a importância para a vitalidade da psicanálise da "supervisão generalizada" usual entre os analistas, mas fazendo a ressalva sobre a tendência à "circularidade" desses processos e, em função disso, destacando a necessidade de uma atenção para o que favoreça "retas de progressão" do conhecimento psicanalítico.

Keywords : atitude psicanalítica; dinâmicas grupais; investigações intra e intergrupais na psicanálise; epistemologia da psicanálise.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License