SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número92Mi experiencia en la IPAPrecios de análisis didáctico en el mundo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

FONSECA, Vera Regina Jardim Ribeiro Marcondes. A formação pelo mundo: ideias, modelos e possibilidades de acesso. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.92, pp. 295-303. ISSN 0103-5835.

Começando com um relato autobiográfico, a autora desenvolve considerações sobre a importância de se incluírem contingentes mais amplos de pretendentes à formação psicanalítica, possibilitando que o critério econômico não funcione como um gargalo que impediria a chegada de jovens promissores para nosso Instituto. Um inquérito realizado em 2012 entre os candidatos da APSA é usado para exemplificar como os problemas encontrados durante a formação são, em grande parte e não apenas no Brasil, de ordem econômica e podem impedir a qualificação final do psicanalista. Se a psicanálise pretende ser inovadora e romper o rótulo de elitista, deverá refletir seriamente a respeito de como possibilitar o acesso de pessoas não provenientes dos estratos mais ricos à formação. A autora finaliza formulando algumas propostas práticas para atender tal objetivo.

Palabras clave : formação psicanalítica; elitismo; seleção econômica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License