SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número93"Me alugo para sonhar": algumas ideias sobre sonhos e sonhar em psicanáliseInterpretação de sonhos e contemporaneidade: uma regra ainda fundamental índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

HAUDENSCHILD, Teresa Rocha Leite. Sonhando na sessão: comunicação primitiva e constituição do espaço psíquico. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 79-95. ISSN 0103-5835.

Neste trabalho, um paciente que nunca sonhou começa a dormir e a sonhar nas sessões, sempre acompanhado pelas interpretações da analista, que visam a articular as cenas desconexas dos sonhos, para que ele possa dar significado a suas experiências emocionais e se apropriar de seus recursos psíquicos - desde a discriminação de seus impulsos e sentimentos, até a consciência de como utilizá-los em suas relações objetais. Em análises de pacientes cuja comunicação é predominantemente muito primitiva, a autora propõe que o analista privilegie a escuta e a apropriação dos recursos psíquicos. Ela acredita que, se o analista favorecesse prematuramente algumas interpretações nas quais fosse ressaltada a transferência, a análise resultaria em impasses, e isso poderia comprometer a constituição e ampliação do espaço psíquico do analisando, procedimento básico para futuros desenvolvimentos. Serão apresentadas vinhetas clínicas referentes a um paciente de 47 anos, em análise há cinco. Nesse material, as interpretações visam à apropriação, pelo paciente, de seus recursos singulares. Essas interpretações predominam sobre as transferenciais, as quais, pouco a pouco, podem surgir.

Palavras-chave : reverie; continência; pensamento onírico de vigília; interpretações transferenciais; comunicações primitivas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License