SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número93Soñando en la sesiónInterpretación de los sueños, sin fin índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

FOSTER, Marta. Interpretação de sonhos e contemporaneidade: uma regra ainda fundamental. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 97-109. ISSN 0103-5835.

Neste trabalho apresento situações clínicas que justificam a continuação da interpretação dos sonhos noturnos, tal qual proposta por Freud (1900/1972), utilizando o método da associação livre de ideias, sinônimo da regra fundamental. Tenho observado que em nossos meios essa forma de escutar o sonho noturno tem sido substituída por outro método. Justifico minha proposta alegando que, em minha experiência, observo que a interpretação de sonhos realizada dentro dessa abordagem possibilita desenvolvimento da escuta psicanalítica, e que aspectos primitivos do mundo mental do paciente podem emergir em sala de análise, recebendo um maior acolhimento pelo paciente, trazendo maior percepção da complexidade de seu mundo mental e ampliando seu interesse em ser apresentado a si mesmo.

Palabras clave : regra fundamental; processo associativo; sonhos noturnos; interpretação; associação livre de ideias.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License