SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número93Sonhando na sessão: comunicação primitiva e constituição do espaço psíquicoInterpretação dos sonhos, sem fim índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

FOSTER, Marta. Interpretação de sonhos e contemporaneidade: uma regra ainda fundamental. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 97-109. ISSN 0103-5835.

Neste trabalho apresento situações clínicas que justificam a continuação da interpretação dos sonhos noturnos, tal qual proposta por Freud (1900/1972), utilizando o método da associação livre de ideias, sinônimo da regra fundamental. Tenho observado que em nossos meios essa forma de escutar o sonho noturno tem sido substituída por outro método. Justifico minha proposta alegando que, em minha experiência, observo que a interpretação de sonhos realizada dentro dessa abordagem possibilita desenvolvimento da escuta psicanalítica, e que aspectos primitivos do mundo mental do paciente podem emergir em sala de análise, recebendo um maior acolhimento pelo paciente, trazendo maior percepção da complexidade de seu mundo mental e ampliando seu interesse em ser apresentado a si mesmo.

Palavras-chave : regra fundamental; processo associativo; sonhos noturnos; interpretação; associação livre de ideias.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License