SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue93The dream as an effect of the phenomena of countertransference in the family psychoanalytic psychotherapyA selection for today, again and again, or they are questions... author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

AZEVEDO, Berta Hoffmann. Mal-estar e criatividade na clínica contemporânea: o trabalho psíquico do analista. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 175-190. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho aborda o mal-estar na clínica contemporânea despertado no contato com estados que põem limites à analisabilidade e ao uso do enquadre clássico estabelecido intuitivamente por Freud segundo o modelo de "A interpretação dos sonhos". A autora encontra em André Green ferramentas para compreensão das falhas do processo representativo no interior do enquadre e reconhece principalmente em Green e Winnicott as pistas para pensar a criatividade e o trabalho psíquico do analista como caminhos para a extensão do campo clínico a esses processos. O artigo afirma a necessidade de busca de acesso aos pacientes limites e reúne formas de presença do analista que podem favorecer o trabalho de representação nessas condições. Resgata ainda as concepções freudianas do "Projeto para uma psicologia científica" e aproxima Green e Pontalis como autores da psicanálise contemporânea que reconhecem na experiência de dor e na falha da vivência de satisfação a origem do que se manifesta na clínica dos casos limites.

Keywords : limite; dor; vivência de satisfação; mal-estar; Green.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License