SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número93O sonho como efeito de fenômenos contratransferenciais na psicoterapia psicanalítica de famíliaUma seleção para os dias de hoje, de novo e de novo ou são questões... índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

AZEVEDO, Berta Hoffmann. Mal-estar e criatividade na clínica contemporânea: o trabalho psíquico do analista. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 175-190. ISSN 0103-5835.

O presente trabalho aborda o mal-estar na clínica contemporânea despertado no contato com estados que põem limites à analisabilidade e ao uso do enquadre clássico estabelecido intuitivamente por Freud segundo o modelo de "A interpretação dos sonhos". A autora encontra em André Green ferramentas para compreensão das falhas do processo representativo no interior do enquadre e reconhece principalmente em Green e Winnicott as pistas para pensar a criatividade e o trabalho psíquico do analista como caminhos para a extensão do campo clínico a esses processos. O artigo afirma a necessidade de busca de acesso aos pacientes limites e reúne formas de presença do analista que podem favorecer o trabalho de representação nessas condições. Resgata ainda as concepções freudianas do "Projeto para uma psicologia científica" e aproxima Green e Pontalis como autores da psicanálise contemporânea que reconhecem na experiência de dor e na falha da vivência de satisfação a origem do que se manifesta na clínica dos casos limites.

Palavras-chave : limite; dor; vivência de satisfação; mal-estar; Green.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License