SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número93A escuta da escrita da escuta: emoções através do relato clínico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MELEGA, Marisa Pelella. A propósito da mudança catastrófica de Bion e do conflito estético de Meltzer: uma ilustração clínica. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 235-244. ISSN 0103-5835.

A autora aborda neste artigo dois conceitos fundamentais do modelo bioniano-meltzeriano da mente: "o conflito estético" de Meltzer e a "mudança catastrófica" de Bion. A seguir são aplicados num caso clínico. São conceitos fundamentais, pois estruturam todo o processo de "aprender da experiência", todo o processo do desenvolvimento da mente simbólica, com suas implicações éticas, emotivas e cognitivas. O "conflito estético" comporta a visão do crescimento mental como uma função estética, fundada na reciprocidade entre mente-bebê interna e seus objetos internos, com base na efetiva resposta do bebê à mãe-enquanto-mundo. A experiência complexa da beleza do mundo, com o desejo de conhecê-la, põe em movimento a atividade de formação simbólica, uma função do "nível estético" da mente.

Palavras-chave : Bion; Meltzer; mudança catastrófica; conflito estético.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License