SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue93Hysteria and borderline: mo(ve)ments of the psychoanalytic practiceTemuco's flag author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

VINAR, Marcelo N.. Sobre a admissão no Instituto. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 293-299. ISSN 0103-5835.

O autor faz reflexões sobre a difícil tarefa de escolher os candidatos à formação analítica. Compara as diferenças entre os critérios que são utilizados habitualmente nas outras profissões, e as peculiaridades requeridas pela atividade psicanalítica. Supõe estar na raiz de um psicanalista a curiosidade, a capacidade de reconhecer a singularidade, de promover a diversidade e o interesse legítimo pela alteridade, além da capacidade de não se sentir o dono do saber. Julga que os critérios válidos para a aceitação ou reprovação do postulante devem passar por tempo de análise, história de vida, itinerários, como situa o interesse pela análise, o que atrai no trabalho do analista e trajetória acadêmica. Postula que a idade desejável para ingressar na formação não deve exceder os 30 anos. Salienta que no grupo uruguaio a instituição se responsabiliza apenas pela duração no tempo e frequência semanal das sessões. Aponta para a necessidade de nos enriquecermos com a diferença dos candidatos, e de não nos concentrarmos em critérios rígidos.

Keywords : formação analítica; escolha de candidatos; critérios de seleção; dificuldades na admissão; número de entrevistadores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License