SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número93O Congresso da IPA: psicanálise, tecnologia e intimidadeA vertigem na continuidade da escrita psicanalítica: experiência de um grupo de estudos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

TAVARES, José Luiz Cordeiro Dias. Mal-estar em Veneza. J. psicanal. [online]. 2017, vol.50, n.93, pp. 321-334. ISSN 0103-5835.

Este ensaio propõe um olhar sobre A morte em Veneza, de Thomas Mann, no que se refere ao instigante diálogo que provoca com textos de Freud e Platão. Em um percurso pulsional, o poeta-protagonista do romance parte em busca de seu desejo, que lhe soava inquietante, estranho e sem relação com seu modus operandi habitual. As cenas adquirem relevo trágico em um ambiente veneziano assolado pela cólera, aludindo ao caos pulsional do poeta. A impossibilidade de alcançar a felicidade amorosa provoca-lhe um sofrimento ampliado ao denunciar sua incompletude também sob o olhar platônico do amor abençoado por Eros. Em seu caminho, o poeta revela seus conflitos entre a sexualidade e o Eu, o que, como propôs Freud, constitui a raiz das psiconeuroses. Sua trajetória confirma a lição freudiana de considerar que, embora a satisfação irrestrita de todas as necessidades possa ser a maneira mais tentadora de conduzir a vida, tal processo requer que o gozo se situe à frente da cautela, trazendo o castigo pela ousadia de se tentar saborear os prazeres irrestritos das pulsões.

Palavras-chave : pulsão; sexualidade; desejo; conflito; psiconeurose.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License