SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número94Vicissitudes da observação e dos sonhos na prática clínicaPsicanálise e comunidade face-a-face com os "fantasmas": favorecendo a intimidade por meio do trabalho clínico com pais e filhos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ALMEIDA, Mariângela Mendes de et al. Relações alimentares iniciais, uma investigação clínica Pediatria e psicanálise nutrindo vínculos: psychoanalysis and pediatrics nourishing links. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp. 125-140. ISSN 0103-5835.

Na interface psicanálise/pediatria e clínica/investigação, este artigo apresenta considerações acerca das dificuldades alimentares infantis em sua transitoriedade ou tendência à cristalização como possíveis indicadores de resiliência ou vulnerabilidade nas relações iniciais pais-bebê. Além de oferecerem um panorama da qualidade do vínculo, tais dificuldades podem evocar intensas ansiedades dos cuidadores, criando um círculo vicioso de recusa, evitações mútuas, intensidade projetiva e desinvestimento na subjetivação que pode permear a dimensão mais ampla do desenvolvimento psíquico do bebê. Resultados de estudo clínico detalhado e material ilustrativo, são consideradas em seu processo de captação psicanalítica e propostas como categorias para identificação de vulnerabilidade emocional na relação pais-bebê e encaminhamento de famílias em necessidade de intervenção terapêutica, o mais cedo possível, por parte de profissionais de saúde em contexto pediátrico.

Palavras-chave : dificuldades alimentares; investigação em psicanálise e pediatria; intervenção na relação pais-bebê; vulnerabilidade; resiliência.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License