SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número94Relações alimentares iniciais, uma investigação clínica Pediatria e psicanálise nutrindo vínculos: psychoanalysis and pediatrics nourishing linksAula de desenho para psicanalistas (papel e lápis são suficientes para fazer uma obra inteira) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ALMEIDA, Mariângela Mendes de  e  GERALDINI, Stephania A. R. Batista. Psicanálise e comunidade face-a-face com os "fantasmas": favorecendo a intimidade por meio do trabalho clínico com pais e filhos. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp. 141-155. ISSN 0103-5835.

Neste artigo, pretendemos nos posicionar face a face com alguns "fantasmas" presentes tanto nas relações iniciais pais-criança, quanto na teoria e prática clínica da psicanálise. Apresentaremos algumas vinhetas, incluindo transcrição de vídeos gravados durante sessões de intervenção na relação inicial pais-bebê/criança pequena, que serão discutidas com o intuito de ilustrarmos a possibilidade de se favorecer a intimidade no trabalho clínico e propiciar diálogos afinados entre psicanálise e serviços oferecidos à comunidade.

Palavras-chave : intimidade; psicanálise; comunidade; relação pais-bebê/criança; transgeracionalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License