SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue94Drawing class for psychoanalystis (paper and pencil are enough to make a hole work of art)Psychoanalytic training in a world in transformation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

MIGLIORINI, Walter José Martins. Projeto AMF na Universidade Pública: uma breve notícia. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp. 165-171. ISSN 0103-5835.

Apresentação do Projeto AMF na Universidade Pública, parceria criada em 2017, entre a Associação de Membros Filiados (AMF) e o Serviço-Escola do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein (CPPA)/Universidade Estadual Paulista (UNESP). O CPPA é referência no atendimento público e gratuito em diversas frentes de atuação em saúde mental, na região de Assis-SP. Se, de um lado, o acesso ao conhecimento psicanalítico pode ser enriquecedor para estagiários de psicologia clínica, de outro, vários membros filiados possuem experiência e interesse em atividades acadêmicas. Dessa conjunção, surgiu a proposta de que, a cada mês, um membro filiado coordenasse, junto ao Serviço-Escola, uma oficina clínica e uma discussão teórico-temática. Em uma avaliação informal, o trabalho contribuiu com a formação científica dos estudantes e, possivelmente, repercutiu em suas práticas atendendo a população de baixa renda. Também pôs em pauta o papel que o exercício de transmissão da psicanálise tem na própria formação dos membros filiados.

Keywords : serviços de saúde mental; psicanálise; educação.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License