SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número94Aula de desenho para psicanalistas (papel e lápis são suficientes para fazer uma obra inteira)Formação psicanalítica em um mundo em transformação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MIGLIORINI, Walter José Martins. Projeto AMF na Universidade Pública: uma breve notícia. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp. 165-171. ISSN 0103-5835.

Apresentação do Projeto AMF na Universidade Pública, parceria criada em 2017, entre a Associação de Membros Filiados (AMF) e o Serviço-Escola do Centro de Pesquisa e Psicologia Aplicada Dra. Betti Katzenstein (CPPA)/Universidade Estadual Paulista (UNESP). O CPPA é referência no atendimento público e gratuito em diversas frentes de atuação em saúde mental, na região de Assis-SP. Se, de um lado, o acesso ao conhecimento psicanalítico pode ser enriquecedor para estagiários de psicologia clínica, de outro, vários membros filiados possuem experiência e interesse em atividades acadêmicas. Dessa conjunção, surgiu a proposta de que, a cada mês, um membro filiado coordenasse, junto ao Serviço-Escola, uma oficina clínica e uma discussão teórico-temática. Em uma avaliação informal, o trabalho contribuiu com a formação científica dos estudantes e, possivelmente, repercutiu em suas práticas atendendo a população de baixa renda. Também pôs em pauta o papel que o exercício de transmissão da psicanálise tem na própria formação dos membros filiados.

Palavras-chave : serviços de saúde mental; psicanálise; educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License