SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue94AMF Project at the Public University: a brief NewsThe controversy surrounding the interpretation: psychoanalysis, the humanities and the psychoanalist's training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

MION, Carmen C.  and  VANNUCCHI, Ana Maria Stucchi. Formação psicanalítica em um mundo em transformação. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp. 175-185. ISSN 0103-5835.

Em um mundo em transformação é indispensável que a formação psicanalítica seja um objeto de estudo constante e de atenção renovada às invariantes que lhe conferem identidade própria. Os Institutos têm a árdua função de se constituírem como centro de transmissão de um campo de conhecimento vivo, em constante evolução, fomentando discussões e estimulando o desejo de pertinência, para que se formem psicanalistas engajados e comprometidos com o método psicanalítico em suas práticas clínicas. Para tanto, consideramos como suas ferramentas fundamentais: a "fé" no processo psicanalítico, o com-prometimento com o desenvolvimento da escuta analítica e com o próprio processo de transmissão da psicanálise, pondo ênfase na análise do analista e sua imersão no processo de vir a ser psicanalista. Este texto foi escrito com base nas reflexões feitas no grupo que se reúne mensalmente para estudar Formação Psicanalítica, o GEF-SBPSP.

Keywords : análise do analista; experiência emocional; formação psicanalítica; convicção na psicanálise; mente multidimensional.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License