SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue94Unpublished Manuscript of 1931 - brief notes on a until recently unknown text of Freud, and now translated into portugueseOn The history of the bones: a tale of unmourning author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

OLIVEIRA, Adriana Maria Nagalli de. Psicanálise e mitologia: Ifigênia (1977). J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.94, pp. 255-260. ISSN 0103-5835.

Mitologia e psicanálise são áreas que se comunicam, considerando em especial o discurso que envolve as questões da angústia e da tragédia da condição humana. Ambas trabalham com a representação de aspectos inconscientes da mente. Neste artigo, desenvolvemos o tema através de uma breve análise do filme Ifigênia, cuja história baseia-se na tragédia grega de mesmo nome. Ifigênia é um filme grego, de 1977, dirigido por Michael Cacoyannis. O filme centra-se na vida trágica de Ifigênia, irmã de Orestes e Electra e filha do rei Agamêmnon - comandante das tropas gregas no cerco de Troia - e da rainha Clitemnestra. Indagamos, com base no conteúdo do filme, se não seríamos todos, em alguma medida, personagens de um mito, convivendo com a tensão de lidar com nossas contradições? A mitologia e a psicanálise se aproximam, assim, por considerarem a angústia como característica da condição humana, que alça, dos escombros, a matéria-prima com que tecemos a arte de viver.

Keywords : psicanálise; mitos; Ifigênia; tragédia.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License