SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95A formação psicanalítica: especificidade e transformaçõesApontamentos sobre a análise de uma paciente esquizoide, de uma perspectiva winnicottiana índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MATTOS, Ligia Todescan Lessa. Um território sem fronteiras: os casos-limite. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 43-57. ISSN 0103-5835.

Segundo André Green, pacientes borderline ou casos-limite são hoje parte importante da clínica psicanalítica, se não seu núcleo. Distúrbios alimentares, adições, busca compulsiva de modificações no corpo, atuações, indicariam a existência de "novas patologias"? Peculiaridades da vida contemporânea mudaram os pacientes? Há um novo modelo de mente exigindo uma "nova psicanálise"? Ou são os avanços dos conhecimentos teóricos e técnicos da psicanálise que permitem acolhermos hoje pacientes antes vistos como "não analisáveis"? O artigo apresenta algumas observações sobre a clínica psicanalítica de casos-limite, nos quais predominam angústias de abandono, perda ou separação e também as de intrusão, clínica que exige flexibilidade do analista e, ao mesmo tempo, a constante atenção à preservação da função analítica.

Palavras-chave : clínica psicanalítica contemporânea; casos-limite; neurose; psicose; função analítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License