SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95Apuntes sobre el análisis de una paciente esquizoide, de una perspectiva winnicottianaObjetos transicionales y el desarrollo de la capacidad de molestar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

GRACA, Fatima Regina Flórido Cesar de Alencastro  y  FIGUEIREDO, Luís Cláudio Mendonça. O coração gelado: estratégias de sobrevivência psíquica a traumatismos severos. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 73-88. ISSN 0103-5835.

O presente artigo visa apresentar a ideia de congelamento como metáfora para a insensibilidade e a anestesia diante de "traumatismos precoces", no contexto da clínica da clivagem, de adoecimentos por "apassivação" e "patologias narcísico-identitárias". Para discutir o tema, é relatado brevemente o caso de uma paciente, aqui chamada Cecília, descrevendo seu adoecimento e defesas ativadas e destacando a "neutralização energética" diante de uma situação de desamparo extremo vivenciado na primeira infância. A aqui denominada clínica da cisão e dos adoecimentos por apassivação tem convocado os analistas a refletir acerca de outras estratégias terapêuticas, de modo que acompanhe não apenas as partes amortecidas, mas também os recursos egoicos de cada paciente.

Palabras clave : anestesia; apassivação; agonia; desamparo; traumatismo primário.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License