SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95Objeto subjetivo e a clínica das psicosesO espaço psicanalítico da clínica 0 a 3 anos: um mediador de desconstruções e transformações nas transmissões intergeracionais e transgeracionais em busca do desenvolvimento do psiquismo do bebê índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

BRITO, Claudia Vannozzi  e  NAFFAH NETO, Alfredo. As múltiplas transferências e o manejo do setting nas consultas com pais no tratamento de crianças e adolescentes: uma contribuição. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 119-134. ISSN 0103-5835.

As consultas com pais são de extrema importância para se obter um bom resultado no tratamento de crianças e adolescentes. Este artigo tem como objetivo discorrer sobre as questões técnicas implicadas nessas consultas, como as múltiplas transferências envolvidas entre pais, analista e paciente e o manejo do setting analítico. Para tanto, será apresentado um breve histórico da psicanálise de crianças, em que observamos posturas técnicas distintas de acordo com o referencial teórico utilizado. Em seguida, serão abordados conceitos da técnica psicanalítica, como transferência, contratransferência e manejo de setting. Vale ressaltar que este artigo tem como base a teoria do amadurecimento de Donald Winnicott, que descreve a importância do ambiente para a saúde mental da criança e do adolescente.

Palavras-chave : psicanálise de crianças e adolescentes; consultas com pais; técnica psicanalítica; transferência; contratransferência; setting.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License