SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue95Multiple transferences and management of the setting in consultations with parents in child and adolescent treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

ZALCBERG, Tania Mara  and  CILURZO NETO, Diva Aparecida. O espaço psicanalítico da clínica 0 a 3 anos: um mediador de desconstruções e transformações nas transmissões intergeracionais e transgeracionais em busca do desenvolvimento do psiquismo do bebê. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 135-149. ISSN 0103-5835.

Este estudo se propõe a dar uma visão do trabalho clínico realizado no Espaço Terapêutico da Clínica Psicanalítica de 0 a 3 Anos, pertencente ao Centro de Atendimento da SBPSP. Inicialmente é apresentado o percurso clínico-teórico da psicanálise infantil. Dentre os achados, aventamos a função psicopreventiva objetivada pelo processo de Intervenção nas Relações Iniciais por meio de "consultas terapêuticas", da qual a Clínica de 0 a 3 Anos se utiliza. É apresentado um material clínico a partir de algumas vinhetas, nas quais a comunicação interpsíquica mãe-bebê se evidencia. São observadas ressonâncias entre alguns sintomas psicossomáticos do bebê (insônia) e núcleos terroríficos maternos. Embora as analistas, por meio de uma comunicação significativa e empática, tentem ressignificá-los na busca do desenvolvimento sadio do psiquismo do bebê, baluartes defensivos são erguidos pela família, resultando no abandono do atendimento.

Keywords : psicanálise; consultas terapêuticas; comunicação interpsíquica; intervenção nas relações iniciais; relação pais-bebês.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License