SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95As múltiplas transferências e o manejo do setting nas consultas com pais no tratamento de crianças e adolescentes: uma contribuição índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

ZALCBERG, Tania Mara  e  CILURZO NETO, Diva Aparecida. O espaço psicanalítico da clínica 0 a 3 anos: um mediador de desconstruções e transformações nas transmissões intergeracionais e transgeracionais em busca do desenvolvimento do psiquismo do bebê. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 135-149. ISSN 0103-5835.

Este estudo se propõe a dar uma visão do trabalho clínico realizado no Espaço Terapêutico da Clínica Psicanalítica de 0 a 3 Anos, pertencente ao Centro de Atendimento da SBPSP. Inicialmente é apresentado o percurso clínico-teórico da psicanálise infantil. Dentre os achados, aventamos a função psicopreventiva objetivada pelo processo de Intervenção nas Relações Iniciais por meio de "consultas terapêuticas", da qual a Clínica de 0 a 3 Anos se utiliza. É apresentado um material clínico a partir de algumas vinhetas, nas quais a comunicação interpsíquica mãe-bebê se evidencia. São observadas ressonâncias entre alguns sintomas psicossomáticos do bebê (insônia) e núcleos terroríficos maternos. Embora as analistas, por meio de uma comunicação significativa e empática, tentem ressignificá-los na busca do desenvolvimento sadio do psiquismo do bebê, baluartes defensivos são erguidos pela família, resultando no abandono do atendimento.

Palavras-chave : psicanálise; consultas terapêuticas; comunicação interpsíquica; intervenção nas relações iniciais; relação pais-bebês.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License