SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue95Wilfred Bion's autobiography: psychoanalysis, an autobiographical activityThe literature in the construction of analyst language author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

RICCI, Francesca. Território próprio: um chão que se desloca. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 245-258. ISSN 0103-5835.

Este trabalho tece uma reflexão baseada em lembranças de experiências emocionais com um paciente. A autora aborda a problemática do entrar em contato com a realidade psíquica: o deslocar da observação do mundo externo para um mundo interno, neste caso, povoado de emoções assustadoras. Partindo da afirmação de Bion, pela qual a observação da realidade psíquica resulta na modificação da mesma realidade, é feita a hipótese de que a possibilidade de desenvolvimento da mente estaria associada à percepção desta como um espaço interno passível de observação e conhecimento. Fatores que podem influenciar o processo são considerados: frustração, intuição, conhecimento, trabalho psíquico, todos implicados no processo do pensar.

Keywords : Bion; realidade psíquica; espaço mental; emoção do conhecimento.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License