SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95Território próprio: um chão que se deslocaA ruptura do tempo na experiência do luto:: um aprendizado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SALOMAO, Maria Luiza. A literatura na construção da linguagem do analista. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 259-272. ISSN 0103-5835.

Ao refletir sobre a construção da linguagem analítica, tomo o conceito de Ferro (2008), que vê nos relatos do paciente uma narrativa: enfatiza a escuta do como o paciente narra, e não o conteúdo propriamente dito (sintomas). Reflito sobre como Freud, em seus historiais clínicos, concede-se liberdade para criar uma narrativa sobre seus pacientes, criando conceitos iluminadores da prática psicanalítica. Dou como exemplo o conceito de cena primária, presente em seu trabalho com o paciente russo Sergei Pankejeff (Freud, 1918/2010), o Homem dos Lobos, que rejeita ter tido a experiência descrita por Freud, dizendo ser uma invenção do pai da psicanálise. Freud, ao comunicar suas descobertas, constrói, audaz, uma linguagem e um léxico, que permite ao leitor um desdobramento fértil de ideias e de percepções. Ao transmitir sua experiência analítica, não cuida de seguir literalmente o relato do paciente, mas cria uma narrativa que permite ir além do vivido na dupla, construindo conceitos com base em sua potência investigativa e imaginativa. Considero, neste texto, a leitura de textos psicanalíticos como experiências emocionais, semelhantes às leituras que faço de poesias e de prosas literárias. Reflito brevemente sobre as vicissitudes que os analistas enfrentam na transmissão de suas experiências clínicas nos encontros entre pares; assim como na interferência da personalidade do analista na experiência e no relato da experiência da dupla analítica.

Palavras-chave : narrativa psicanalítica; construção da linguagem psicanalítica; leituras psicanalíticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License