SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 número95La literatura en la construcción del lenguaje del analista¿Somos más salvajes frente al nuevo? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

MACHADO JR, Péricles Pinheiro. A ruptura do tempo na experiência do luto:: um aprendizado. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 273-284. ISSN 0103-5835.

Com base em duas experiências particularmente dolorosas de perdas, o autor dedica-se a uma reflexão sobre o impacto da morte em como o tempo é experimentado durante o trabalho do luto. Este trabalho de caráter autoral, quase biográfico, foi escrito no decorrer de longos meses entremeados por momentos de silêncio e inspiração, buscando-se deixar que lembranças de diferentes naturezas pudessem vir a formar uma rede de conexões afetivas que favorecessem a continência, a transformação e a sobrevivência às perdas experimentadas. Passagens teóricas de Freud e Klein sobre o trabalho do luto e a experiência estética da transitoriedade são convocadas para dialogar com o autor na tentativa de esclarecimento acerca da percepção do tempo durante a elaboração de perdas afetivas. Este trabalho é dedicado à memória de Paola Magnani e Pérsio Nogueira.

Palabras clave : luto; tempo; experiência emocional; transitoriedade.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License