SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.51 issue95Thirteen reasons why: suicide in adolescentsIntroduction to clinical thinking author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

LOBO, Silvia. A recriação da mãe winnicottiana: o gesto espontâneo ameaçado. J. psicanal. [online]. 2018, vol.51, n.95, pp. 307-316. ISSN 0103-5835.

Este trabalho traz uma inquietação quanto ao destino dos bebês. Winnicott assinala que, para a mãe sair-se bem em sua tarefa, basta-lhe ser uma mulher comum. Não precisa ser inteligente, não necessita ser culta, nem assessorada, e menos ainda ser atrapalhada por teorias ou prescrições. A devoção materna basta para permitir a seus bebês que sigam espontâneos e capazes de uma expressividade própria. Hoje, contudo, essa mãe sobre a qual aprendemos a pensar na constituição do humano, que com sua existência e seus cuidados detém a função especial de apresentar o mundo externo ao bebê, tornando possível a ilusão, está em vias de desaparecimento. Deu-se uma ruptura nesse edifício sólido, coerentemente construído e experienciado, da antiga e preciosa unidade de mães-bebês-ambiente, que, ameaçada, corre risco de extinção. Assim, como pensar a experiência de maternagem constituinte do gesto espontâneo nas condições de busca e consolidação dos novos espaços ocupados pela mulher nas sociedades modernas? Como prescindir dela? Como receber os bebês que estão chegando? Donde recriar a mãe pensada por Winnicott?

Keywords : modernidade; maternagem ameaçada; novos cuidadores.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License