SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96Neurose obsessiva e ódio narcísicoO conceito de "homem sem inconsciente" de Massimo Recalcati índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

PEREIRA, Douglas Rodrigo  e  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. O ódio em análise. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 49-62. ISSN 0103-5835.

Neste artigo, temos o objetivo de pensar sobre a presença do ódio do analista e do analisando em uma análise. Para tanto: 1) apresentamos algumas considerações de analistas sobre o ódio; 2) indicamos as principais postulações de Freud sobre este afeto; 3) abordamos as contribuições de Winnicott sobre a precedência do ódio da mãe/analista em relação ao ódio do bebê/analisando; e, 4) para ilustrarmos a presença ódio na situação analítica, apresentamos o fragmento de um caso. O ódio pode se manifestar de uma maneira mais relacionada à ambivalência e à frustração, bem como pode ser uma manifestação de um estado narcísico. Destacamos a necessidade de o analista avaliar a natureza e qualidade de seu ódio e do ódio de seu analisando, levando em conta que esses ódios podem ser expressões de diferentes dimensões psíquicas.

Palavras-chave : ódio; narcisismo; pulsão de morte; ódio na contratransferência; destrutividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License