SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96O conceito de "homem sem inconsciente" de Massimo Recalcati índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MARONI, Amnéris. Mente fascista. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 73-81. ISSN 0103-5835.

O artigo discute o estado de mente fascista a partir da contribuição de Christopher Bollas. Dialoga também com filósofos que se interessaram pelo tema: Hannah Arendt e Giorgio Agamben. A mente fascista não é parlamentar (com vários pontos de vista em confronto, em diálogo), mas imperial: com um único ponto de vista fixo. Torna-se inumana. Para chegar a isso os fascistas desencadeiam uma guerra permanente primeiro contra si - por meio de múltiplos assassinatos contra as partes de seu self amoroso, reparador, compassivo - e depois contra os outros, eleitos para esse fim. Para eliminar toda a oposição interna, a mente fascista conta com a ideologia, crença, convicção - antídotos da dúvida, da hesitação -, convergindo para um campo de certezas. Projeções de partes do seu self serão lançadas para o outro: partes más, preconceituosas, desdenhadoras. Também se valem da introjeção extrativa, como defesa letal: roubando do outro - o inimigo eleito - partes de seu self.

Palavras-chave : mente fascista; identificação projetiva; introjeção extrativa; campo de concentração; mortos-vivos; inumano.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License