SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96Esporte sem atividade física é esporte?O papel da Associação dos Membros Filiados (AMF) na democracia institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MION, Carmen C.. Des-construção e trans-formação: sonhando a formação psicanalítica. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 157-168. ISSN 0103-5835.

Em uma "Nota Preliminar" ao seu livro Mensagem, único publicado em vida, Fernando Pessoa enumera as cinco qualidades que considera necessárias ao interprete que pretenda o entendimento dos símbolos, "sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles". As qualidades citadas - 1. Simpatia, 2. Intuição, 3. Inteligência, 4. Compreensão e 5. Graça - inspiram e são utilizadas pela autora como introdução para a discussão de alguns elementos considerados importantes para a formação do psicanalista.

Palavras-chave : formação psicanalítica; experiência estética; intuição psicanalítica; articulação clínico-teórica; personalidade do analista.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License