SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96O papel da Associação dos Membros Filiados (AMF) na democracia institucionalSignificado e melancolia: a poesia da existência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MORAES, Débora Ferreira Leite de. Considerações para uma formação política do psicanalista. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 179-188. ISSN 0103-5835.

Este artigo, que se inscreve na interface entre a psicanálise e as ciências sociais, pretende interrogar sobre a formação do psicanalista para além do setting clínico tradicional. Partimos de algumas anotações sobre a racionalidade neoliberal que iluminam a interpretação da cultura contemporânea no que diz respeito à competição como norma de conduta e à empresa como modelo de subjetivação. Uma articulação entre competição, desempenho e "autocriação de si" alinhavada a uma crescente instrumentalização dos afetos e do outro tem apontado para novos ideais no campo do imaginário social e para consequências do ponto de vista da economia psíquica. Seguimos essas pistas neste trabalho, considerando que, se os sintomas revelam os movimentos do desejo, se comprovam a atemporalidade do inconsciente e a singularidade de cada narrativa, também, potencialmente, denunciam as contradições de cada tempo da cultura. É dessa perspectiva que questionamos se o posicionamento ético do psicanalista não é, incidentalmente, político.

Palavras-chave : psicanálise; racionalidade neoliberal; formação; política.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License