SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96Considerações para uma formação política do psicanalistaSobre os gestos brutais: o trauma, a destruição e as formas de adoecimento psíquico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

SANTOS, Luis Fernando de Souza. Significado e melancolia: a poesia da existência. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 189-196. ISSN 0103-5835.

Em um mundo onde a direita política ganha cada vez mais espaço, o psicanalista americano Christopher Bollas se coloca a pensar nas razões psíquicas desse movimento surpreendente. Para ele vivemos um problema psicopolítico, no qual a psicanálise tem a contribuir, inclusive emprestando léxico analítico ao contexto político. Explorando essa história psicopolítica desde o início do século XX, o autor propõe pontos de vista e padrões de pensamento que tentam contribuir na explicação do momento atual. Para ele, não mais somos oprimidos por um superego forte, mas, sim, por egos fracos e inoperantes, adaptativos às necessidades da sociedade. Nesse contexto, o splitting da personalidade, a projeção e a melancolia ganham espaço nas mentes e na política.

Palavras-chave : extrema-direita; splitting; projeção; psicopolítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License