SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96Sobre os gestos brutais: o trauma, a destruição e as formas de adoecimento psíquicoUnheimlich em Nova Iorque: Schreber, Sabine Spielrein e Zvi Lothane índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

CARRA, Thales Andrés. Do mito ao show de realidade: procusto e o Big Brother. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 213-223. ISSN 0103-5835.

Este trabalho propõe um diálogo entre o mito de Procusto e o programa Big Brother Brasil por meio do discurso psicanalítico. Observa-se que, assim como no mito, no programa estão presentes a agressividade e a lógica de exclusão das diferenças por meio do uso de rituais de sofrimento e de práticas de eliminação para a obtenção de prazer sádico e afirmação de si. As longas provas de resistência, as humilhações e os sofrimentos aos quais os participantes do programa são submetidos, bem como os "paredões", são práticas párias às realizadas por Procusto em seu leito torturante e aniquilador. O reality show mostrou-se como um meio para dar vazão às pulsões agressivas que devem ser renunciadas para a cultura, como a crueldade e a vontade de matar. Contudo, não de uma forma sublimada, mas como imperativo de gozo do ódio sobre corpos reais que aparentam ser ficcionais - meros jogadores de um espetáculo televisivo.

Palavras-chave : sadismo; narcisismo; agressividade.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License