SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número96Espaço (in)finito: psicanálise e interseção de lugares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

TAVARES, José Luiz Cordeiro Dias. Eu matei um leão: algumas reflexões sobre a constituição do eu e sobre o simbolismo no trabalho do sonho. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.96, pp. 247-261. ISSN 0103-5835.

Tomando como base a narrativa de um sonho, são organizadas reflexões em torno de alguns eixos da psicanálise, como a constituição do eu e sua relação com o narcisismo, possíveis conexões entre cultura e subjetivação, observações sobre repercussões de processos de adoção, ponderações sobre a simbolização no trabalho do sonho articulando representações coletivas, destacando-se o mito de Édipo como um dos pilares da civilização e da subjetividade e, ainda, a observação de que embora novas ordens familiares tenham surgido na contemporaneidade, persiste a referência aos núcleos relacionados aos interditos do incesto e do parricídio como estruturantes da ordem social.

Palavras-chave : sonho; simbolismo; narcisismo; adoção; Édipo.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License