SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue97Reverie ⇆ figurability: where does the heart beat?The uncanny, the double, and the possibility of a genuine loving relationship author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

TAVARES, José Luiz Cordeiro Dias. O laço de Eros entre a literatura e a psicanálise. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 35-50. ISSN 0103-5835.

O propósito de Eros é reunir indivíduos em uma grande unidade, diz Freud. Para tal, os homens devem estar interligados libidinalmente. Eros é pulsão de vida e divide o mundo com a pulsão de morte. Na tensão entre elas segue o homem com o objetivo de ser feliz. Nesta busca, aliviamos sofrimentos se deslocamos a libido e reorientamos objetivos pulsionais com recursos de sublimação. Como exemplo, Freud cita o prazer decorrente do trabalho psíquico e intelectual, como a alegria do artista em criar. A psicanálise se articula com a arte, na teoria e na prática. Este texto e as reflexões aqui desenvolvidas vão olhar a literatura como expressão artística em conexão com a psicanálise. Em A interpretação dos sonhos, Freud cita Virgílio na Eneida: "Se sou incapaz de mover os deuses acima, moverei o Aqueronte". Trata-se de um tributo ao poeta, uma ode de Freud à literatura ao inaugurar a psicanálise em 1900.

Keywords : literatura; psicanálise; Eros.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License