SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número97El extraño, el doble y la posibilidad de una relación de amor genuinaUna mirada psicoanalítica al no aprender índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

VIEIRA, Leticia Lima  y  LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de. Sublimação e a escrita criativa: aproximações com Virginia Woolf. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 67-82. ISSN 0103-5835.

O artigo objetiva pensar sobre o mal-estar decorrente do desamparo - tanto o ontológico quanto o promovido pela modernidade. Freud reflete sobre o sofrimento que acomete a sociedade desde seus primórdios, e destaca que as condições para o processo civilizatório são necessárias para a sustentação da civilização, mas elas também frustram os indivíduos e impõem sofrimento. Diante das fontes constantes de sofrimento, Freud destaca algumas medidas paliativas. Com base nisso, consideramos a arte, principalmente a literária, como contorno possível para tal orfandade que abarca a esfera humana. Utilizaremos da escrita de Virginia Woolf para investigar e compreender como o escritor criativo utiliza-se dessa medida paliativa para tentar contornar a angústia decorrente do desamparo. Apesar da impossibilidade da felicidade plena destacada por Freud, compreendemos que a escrita criativa pode funcionar como um arranjo psíquico que constrói um caminho para a vida, para a criação e a elaboração do sofrimento.

Palabras clave : desamparo; mal-estar; literatura; sublimação; Virginia Woolf.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License