SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número97O estranho, o duplo, e a possibilidade de uma relação amorosa genuínaUm olhar psicanalítico sobre o não aprender índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

VIEIRA, Leticia Lima  e  LIMA, Priscilla Melo Ribeiro de. Sublimação e a escrita criativa: aproximações com Virginia Woolf. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 67-82. ISSN 0103-5835.

O artigo objetiva pensar sobre o mal-estar decorrente do desamparo - tanto o ontológico quanto o promovido pela modernidade. Freud reflete sobre o sofrimento que acomete a sociedade desde seus primórdios, e destaca que as condições para o processo civilizatório são necessárias para a sustentação da civilização, mas elas também frustram os indivíduos e impõem sofrimento. Diante das fontes constantes de sofrimento, Freud destaca algumas medidas paliativas. Com base nisso, consideramos a arte, principalmente a literária, como contorno possível para tal orfandade que abarca a esfera humana. Utilizaremos da escrita de Virginia Woolf para investigar e compreender como o escritor criativo utiliza-se dessa medida paliativa para tentar contornar a angústia decorrente do desamparo. Apesar da impossibilidade da felicidade plena destacada por Freud, compreendemos que a escrita criativa pode funcionar como um arranjo psíquico que constrói um caminho para a vida, para a criação e a elaboração do sofrimento.

Palavras-chave : desamparo; mal-estar; literatura; sublimação; Virginia Woolf.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License