SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 issue97Sublimation and creative writing: approaches with Virginia WoolfThe polyphonic listening in psychoanalytic care of adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Jornal de Psicanálise

Print version ISSN 0103-5835

Abstract

RENNO, Eliane Teixeira. Um olhar psicanalítico sobre o não aprender. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 83-98. ISSN 0103-5835.

Propomos neste trabalho avaliar o que ocorre aos indivíduos em relação ao aprender no ambiente escolar/acadêmico e profissional, que não conseguem se dispor às demandas do pensar/conhecer. Observamos os possíveis fatores emocionais que impedem/interferem nesse processo e que trazem repercussões relacionais significativas na vida do indivíduo. Os conceitos fundamentados neste estudo são, principalmente, os relativos aos aspectos primitivos do desenvolvimento e também os presentes em uma teoria sobre o pensar (Bion, 1962/1994b). Por meio deles, procuramos demonstrar de que forma o trabalho psicanalítico pode favorecer ao indivíduo a obtenção de um desenvolvimento mais saudável.

Keywords : função alfa; vínculo k e -k; reverie; aprender com a experiência.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License