SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número97Sublimación y escritura creativa: enfoques con Virginia WoolfLa escucha polifónica en el tratamiento psicoanalítico de adolescentes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

RENNO, Eliane Teixeira. Um olhar psicanalítico sobre o não aprender. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 83-98. ISSN 0103-5835.

Propomos neste trabalho avaliar o que ocorre aos indivíduos em relação ao aprender no ambiente escolar/acadêmico e profissional, que não conseguem se dispor às demandas do pensar/conhecer. Observamos os possíveis fatores emocionais que impedem/interferem nesse processo e que trazem repercussões relacionais significativas na vida do indivíduo. Os conceitos fundamentados neste estudo são, principalmente, os relativos aos aspectos primitivos do desenvolvimento e também os presentes em uma teoria sobre o pensar (Bion, 1962/1994b). Por meio deles, procuramos demonstrar de que forma o trabalho psicanalítico pode favorecer ao indivíduo a obtenção de um desenvolvimento mais saudável.

Palabras clave : função alfa; vínculo k e -k; reverie; aprender com a experiência.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License