SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número97Eros na constituição do objeto estético: fragmentos de uma escuta a fim de entender melhor o que eu quero dizer índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Jornal de Psicanálise

versão impressa ISSN 0103-5835

Resumo

MORAES, Gisele Senne de  e  COELHO JUNIOR, Nelson Ernesto. Três aspectos de Eros em Silvia Bleichmar. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 133-146. ISSN 0103-5835.

O presente texto busca apresentar formas pelas quais a psicanalista argentina Silvia Bleichmar abordou Eros em sua obra. Os autores compreendem que há três aspectos de Eros no pensamento de Bleichmar. Em primeiro lugar, Eros como erótico, com base na erogenização inconsciente que a mãe imprime sobre sua cria, sobretudo nos primeiros tempos de vida. Em segundo lugar, Eros pelo aspecto de ligação da libido, isto é, Eros como amor a objetos totais. Finalmente, os autores ainda dão destaque a um terceiro aspecto de Eros trabalhado por Bleichmar, aspecto que se alinha ao segundo, mas cujo destaque visa dar foco à importância do amor no processo de recalque originário, uma vez que a criança, em um momento anterior ao recalque, renuncia a seus impulsos autoeróticos por amor ao outro, por amor à mãe, e pelo medo de perder o amor do outro.

Palavras-chave : signos de percepção; traços; amor; pulsão.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License