SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.52 número97Sobre volverse psicoanalista: proceso de autoríaEntre misterios y palabras: lo femenino en Elena Ferrante índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Jornal de Psicanálise

versión impresa ISSN 0103-5835

Resumen

LEVINZON, Gina Khafif. Sonhar e brincar: o espaço psíquico a ser construído. J. psicanal. [online]. 2019, vol.52, n.97, pp. 199-214. ISSN 0103-5835.

Este trabalho examina o significado e a função do sonhar, como forma essencial de funcionamento psíquico. O objetivo do processo analítico é gerar condições para que a pessoa sonhe seus sonhos não sonhados e sonhos interrompidos. É apresentado um caso clínico que se caracterizava por extremo retraimento e pela sensação de pouca vivacidade. A paciente tinha pouco contato consigo mesma e parecia incapaz de dar vazão a seus sonhos. Ao lado da posição de inacessibilidade da paciente na análise, havia um pedido silencioso de ajuda. Foi ressaltada a necessidade da analista de levar em conta as condições possíveis da paciente para estabelecer com ela um canal de comunicação. Isso se deu por meio da série Friends, que trouxe um espaço transicional no qual a proximidade pôde ocorrer. O sonhar e o brincar foram considerados processos correspondentes, e foi discutido o trabalho clínico possível com pacientes que apresentam uma capacidade simbólica muito prejudicada.

Palabras clave : sonhar; sonhos interrompidos e não sonhados; brincar; inacessibilidade; técnica psicanalítica.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License